A Prefeitura de Tibagi, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, vem novamente alertar a população sobre a importância do descarte correto de resíduos e reforça que o descarte irregular é crime ambiental, sujeito a multa e sanções legais. A preocupação aumentou após nova denúncia de grande quantidade de lixo descartado de forma indevida em diferentes pontos, como na localidade do Pinheiro Seco e também em bairros como a Vila São José.
Segundo a secretária de Meio Ambiente, Leri Ribeiro, a cena encontrada no Pinheiro Seco foi chocante. “É muito triste ver a quantidade e o tipo de lixo deixado ali. Encontramos desde recicláveis e lixo orgânico até roupas em bom estado que poderiam ter sido doadas. Isso tudo próximo a uma área de manancial, que abastece a cidade com água”, destacou. Ela reforça que a coleta de lixo acontece regularmente tanto na sede quanto nas comunidades do interior, o que torna ainda mais injustificável esse tipo de atitude.
Além dos danos ao meio ambiente e à saúde pública, o descarte irregular infringe o Código de Posturas do Município (Lei Complementar nº 3.028/2023), que proíbe o lançamento de lixo em vias públicas, terrenos baldios, valas, várzeas, bueiros, sarjetas e cursos d’água. Conforme o Artigo 11 da mesma legislação, a infração está sujeita a multa que pode variar de 3 a 100 Unidades Fiscais do Município (UFM). A legislação também obriga moradores, comerciantes e prestadores de serviço a manterem a limpeza das calçadas e sarjetas em frente aos seus imóveis, utilizando recipientes adequados para o descarte.
O prefeito Rildo Leonardi reforçou a importância da participação popular nas ações de preservação e anunciou novas medidas educativas. “Estamos intensificando as campanhas de conscientização porque sabemos que esse é um trabalho coletivo. A Prefeitura faz sua parte, mas cada cidadão também precisa fazer a sua. Não adianta termos coleta regular se as pessoas continuam jogando lixo na rua ou nos terrenos”, afirmou.


A Secretaria de Obras também tem atuado com mutirões de limpeza em diversos bairros da cidade, recolhendo entulhos e resíduos (como galhos e grama) que são, por lei, de responsabilidade dos próprios munícipes. Esses mutirões são ações pontuais, realizadas para garantir o bem-estar coletivo e a limpeza urbana, mas não substituem o dever individual de destinação correta dos resíduos.
A população pode denunciar casos de descarte irregular diretamente à Secretaria de Meio Ambiente (whatsapp (42) 98804-4762) ou por meio da Ouvidoria do Município (https://tibagi.oxy.elotech.com.br/protocolo/ouvidoria). Denúncias ajudam na fiscalização e reforçam o compromisso com o meio ambiente.
Informações de AscomTibagi