A Secretaria de Educação e Cultura de Tibagi realizou, nesta quarta-feira (04), a abertura oficial do ano letivo de 2026 com os professores da rede municipal de ensino. O encontro marcou um momento de integração, formação e planejamento para o novo ano escolar. As aulas da rede municipal retornam nesta quinta-feira (05).
A programação contou com curso de capacitação realizado em parceria com o Sicredi, por meio do projeto “A União Faz a Vida”, proporcionando um espaço de troca de experiências, reflexão sobre a prática pedagógica e alinhamento das ações que irão nortear o trabalho nas escolas ao longo de 2026.
De acordo com a secretária municipal de Educação, Ana Claudia Pinheiro da Costa, a rede municipal conta atualmente com 182 profissionais entre professores e atendentes.
Para a secretária, o início do ano letivo é marcado por organização e cuidado com toda a comunidade escolar. “A expectativa da gestão municipal para o retorno às aulas é pautada pelo compromisso com a organização, a segurança, o cuidado e o diálogo permanente com toda a comunidade escolar, para garantir um ambiente adequado ao processo de aprendizagem e ao desenvolvimento integral dos alunos”, destacou.
Ana Claudia também explica que, no campo pedagógico, o trabalho está direcionado ao planejamento e ao cumprimento das normas educacionais. “As questões pedagógicas estão baseadas na reorganização do planejamento curricular e no cumprimento das orientações legais vigentes, para garantir um processo educacional eficiente, seguro e de qualidade para todos”, afirmou.
Durante a abertura, os profissionais da educação participaram de momentos de escuta, partilha de vivências e construção coletiva, fortalecendo o planejamento das ações.
Com o início das aulas nesta quinta-feira (05), a rede municipal dá início oficialmente ao ano letivo, reforçando o compromisso da gestão com a qualidade do ensino, a valorização dos profissionais e o cuidado com cada aluno.
KITS DE MATERIAL ESCOLAR
Sobre a entrega dos kits de material escolar, a secretária informou que a previsão é de que a distribuição aconteça no final do mês, após o período de Carnaval. Houve atraso na impressão dos cadernos personalizados.












