Velocidade incompatível e ingestão de álcool lideram as estatísticas de acidentes.
A PRF encerrou à meia noite de ontem (12) a Operação Nossa Senhora Aparecida 2021. Nos Campos Gerais foram registrados 12 acidentes com 1 morto e 12 feridos. Números menores se comparados ao feriado do ano anterior em que foram atendidos 18 acidentes (redução de 33,3%) com 1 morto e 22 feridos (redução de 45,4%).
Conforme os levantamentos, as principais causas dos acidentes na Região foram:
– A saída de pista, mais da metade das ocorrências (58,3%);
– Velocidade incompatível (50%) e
– Ingestão de álcool (16,7%)
O acidente mais grave ocorreu no dia 09, no Município de Imbaú, onde um veículo Voyage, com placas de Imbaú/PR, colidiu na traseira de um caminhão VW 24.220 de Curitiba/PR, resultando na morte do condutor do Voyage, um homem de 30 anos.
Durante o período da operação, houve reforço de efetivo atendendo os locais e horários com maior incidência de acidentes, fiscalizando ultrapassagens indevidas, velocidade incompatível, uso do álcool na condução de veículo e uso do cinto e da cadeirinha, sendo fiscalizados 545 veículos e 547 pessoas, destes:
– 7 condutores foram notificados conduzindo seus veículos sob efeito de álcool, (2 deles encaminhados à Polícia Civil por crime de trânsito)
– 42 motoristas foram autuados por realizarem ultrapassagens indevidas;
– 14 ocupantes de veículos foram flagrados sem a utilização do cinto de segurança;
– 6 crianças transportadas fora da cadeirinha;
– 6 caminhões trafegando com excesso de peso num total de 43.387kg de excesso, sendo necessários o transbordo da carga que excedia para seguirem viagem;
– 4 motoristas de veículos de carga com o exame toxicológico vencidos.
Também, 14 veículos foram recolhidos aos pátios da PRF por não apresentarem condições de segurança para prosseguirem viagem e
– 39 CRLVs foram recolhidos para que os proprietários providenciassem a regularização ou instalação de equipamentos de segurança em seus veículos.
Por fim, destacamos que o trânsito seguro é direito e responsabilidade de todos e que para isto a PRF está disponível em todas as rodovias federais da Região através do fone 191 para acionamento, informações ou ainda denúncias.