Com gols de Alanzinho e Paulo Sérgio, o Operário Ferroviário venceu o Avaí-SC, por 2 a 1, na noite da última sexta-feira (29), no Estádio Germano Krüger, em duelo válido pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B. Com os três pontos conquistados, o Alvinegro chega à 12ª colocação, com 11 vitórias, oito empates e 13 derrotas, somando 41 pontos.
O jogo
A partida inicia com pressão ofensiva do Fantasma logo no segundo minuto. Thomaz Santos recebe na ala esquerda, avança com a bola e faz o passe em direção da grande área, Marcelo Oliveira bate de primeira, mas o goleiro adversário espalma para escanteio, evitando o primeiro gol operariano. A resposta da equipe catarinense acontece aos quatro minutos. Lourenço domina na intermediária e dispara de perna direita, a bola viaja em direção ao gol e Thiago Braga defende no ângulo. Com o controle do meio-de-campo, as ações ofensivas favorecem a equipe mandante. No minuto 13, Rafael Longuine recebe na área, cruza de primeira e a tentativa encontra a cabeça de Thomaz Santos que cabeceia no contrapé de Gledson, mas a chance passa à direita das traves. O primeiro tempo demonstra uma evolução defensiva e ofensiva do Operário Ferroviário, mas a etapa inicial de jogo termina com o placar zerado.
Após o retorno dos vestiários, logo no primeiro minuto, Copete recebe na grande área e bate de perna canhota no canto de Thiago Braga, o arqueiro do Fantasma pula para defender, mas a tentativa balança às redes operarianas. Após o gol sofrido, os comandados de Ricardo Catalá buscam ajustar os espaços, porém, aos 11 minutos, Copete recebe em velocidade, avança em direção à grande área e bate de perna direita, porém, o goleiro operariano defende, espetacularmente, e evita o segundo gol dos adversários. Buscando o empate, a chance do gol surge após recuperação da posse de bola na defesa. Silva desce pela esquerda e inverte o jogo para Thomaz Santos, o meia-atacante domina tenta fazer o cruzamento, mas acaba sendo bloqueado pela defesa adversária. No rebote, a bola sobra nos pés de Lucas Mendes, o lateral-esquerdo cruza com precisão e Alanzinho cabeceia, sem sair do chão, para o fundo das redes do Avaí, marcando o primeiro gol com a camisa do Fantasma, empatando a partida. O tento da virada não demora para acontecer. Em jogada trabalhada, a chance chega nos pés de Thomaz Santos, o camisa 11 do Fantasma domina com tranquilidade e passa a bola na grande área. Paulo Sérgio recebe a tentativa e bate colocado, no ângulo, virando a partida, marcando um bonito gol em Vila Oficinas. Desta maneira, o confronto termina em vitória do Operário Ferroviário, subindo na tabela de classificação, afastando-se da zona de rebaixamento.
Próximo jogo
Em Curitiba, o Operário enfrenta o Coritiba-PR, no Estádio Couto Pereira, na próxima quarta-feira (03), às 18h30, em duelo válido pela 33ª rodada.
Fala, Ricardo Catalá!
Após a segunda vitória no comando do Fantasma, o treinador, Ricardo Catalá, conversou com a imprensa, em entrevista coletiva online, sobre os confrontos contra times do G-4. “São jogos maravilhosos. Gosto de jogar com boas equipes. O DNA de competição fala alto no esporte de alto rendimento. Perder faz parte quando enfrentamos esses times (do G-4), mas entramos sempre para ganhar. Se o torcedor observar a entrega diante dessas equipes da parte de cima, tenho certeza que vai se sentir representado.”