Rio Tibagi recebe 20 peixes que foram soltos para repovoação de espécies
A ideia começou com Jorge Cardoso que a 2 anos atrás juntamente com parceria da emater dando suporte técnico fez a soltura de alevinos no rio Tibagi, esse ano foram soltos 20 mil peixes juvenis com espécies como jundiá, piapara, piauçu, e dourado. Os peixes foram soltos na propriedade do senhor Deco que também participou da soltura dos alevinos a dois anos atrás
O objetivo, segundo o Jorge Cardoso é incentivar o ecoturismo como estratégia para alcançar a sustentabilidade. “Tão importante quanto repovoar os rios é envolver a comunidade local com a conscientização da preservação ambiental como um todo. Além da soltura de alevinos ou juvenis, e a conscientização de preservar essas espécies e quem sabe logo ter algo de pesca e solta para gerar turismo e ao mesmo tempo cuidar da fauna marinha, comentou também que com a soltura de 20 mil peixes isso fara uma boa limpeza em larvas de insetos assim revigorando ecossistema
Essa é a ideia do Rio Vivo utiliza peixes jovens (alevinos ou juvenis) para o repovoamento do rio Tibagi. Para dar efetividade às ações e envolver a comunidade, e promover eventos realizados por parceiros da pesca e do turismo náutico.
O senhor Deco nos comentou que devemos se conscientizar, principalmente quando se pega um peixe dessas especiais soltar para que o mesmo cresça e se procrie assim manter a biodiversidade de peixes pois a pesca predatória normalmente é feita sem a conscientização quando se pega um peixe que deveria chegar na fase adulta com tamanho considerável mas se pesca e nem mesmo conhece o peixe que esta sendo pescado.
O prefeito Butina esteve juntamente fazendo a soltura dos peixe com secretario de agricultura e demais pessoas que participaram desse momento.
Pudemos acompanha a soltura dos peixes no rio Tibagi como vemos nas fotos