Procurar

Tibagi promove programação especial no mês de Conscientização do Autismo

No Dia Mundial de Conscientização do Autismo, que ocorre anualmente em 2 de abril, o mundo volta sua atenção para uma questão vital: a compreensão e aceitação do Transtorno do Espectro Autista (TEA). Instituída pela ONU em 2007 e oficializada no Brasil pela Lei 13.652/2018, essa data é mais do que uma simples marca no calendário; ela tem o propósito de conscientizar a população sobre o TEA e combater o preconceito e a discriminação contra aqueles que vivenciam essa condição de desenvolvimento.

Aprovada em 8 de janeiro de 2020, a Lei nº 13.977, conhecida como Lei Romeo Mion, em homenagem ao filho do apresentador Marcos Mion, estabelece a criação da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea). Essa medida visa garantir atenção integral, pronto atendimento e prioridade nos serviços públicos e privados, especialmente na saúde, educação e assistência social, para indivíduos com TEA. Além disso, a Lei autoriza o uso do símbolo mundial do TEA, a fita quebra-cabeça, para identificar e priorizar essas pessoas em estabelecimentos.

A equipe do Jornal Tibagi conversou com Regiane da Silva Ribeiro, mãe e Vice-Presidente da Associação Mamães e Papais Atípicos de Tibagi, uma iniciativa fundada no ano passado (2023). Este é o terceiro ano em que a Associação realiza atividades em nosso município.

Regiane, ao destacar o propósito da data e da caminhada, enfatiza a importância de promover o conhecimento sobre o espectro autista e ressaltar as necessidades e os direitos das pessoas com autismo. Ela defende a implementação de mais Políticas Públicas como um meio crucial para possibilitar melhorias na vida e na saúde dessas pessoas. Regiane enfatiza a necessidade urgente de conscientizar cada vez mais pessoas sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), enfatizando sua existência e a importância de respeito. Ela aponta a falta de sensibilização por parte do Poder Público como um obstáculo significativo e destaca a necessidade de uma postura mais proativa por parte das autoridades, em conformidade com as Leis já existentes.



AGENDA DO MÊS DE ABRIL:

  • Caminhada pela Sensibilização e Conscientização do Autismo: agendada para o dia 2 de abril, às 09h, com ponto de encontro em frente à Igreja Matriz. A participação na caminhada está aberta a toda a comunidade.
  • Entrevista sobre o tema: “O que é o Transtorno do Espectro do Autismo e como Identificar”, programada para o dia 2 de abril, às 12h20, apresentada pela palestrante Maisa Matos na Rádio Itay. Esta entrevista é voltada para o público em geral.
  • Palestra “Autista e Mamãe Atípica”: agendada para o dia 02 de abril, às 19h, com a palestrante Ariane Guralh, a ser realizada no Auditório da Secretaria Municipal de Educação. Destinada a pais, professores e comunidade em geral.

Deixe seu comentário

Editorias

Envie sugestões de

noticias pelo

WHATSAPP

do portal.

42 998454182