Milhares de manifestantes ocupam as ruas de dezenas de cidades em atos por todo o Brasil desde a manhã deste 7 de setembro, dia da Independência do Brasil, para pedir principalmente a anistia para os presos do 8 de janeiro e o impeachment do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.
Sob o lema “Reaja, Brasil”, os atos devem ocorrer ao longo do dia em quase 100 cidades de todos as unidades federativas e também no exterior.
Em Brasília, os participantes dos protestos se reúnem no Estacionamento da Fundação Nacional de Artes (Funarte) desde as 9h. Entre as autoridades presentes na capital federal, estão os senadores Damares Alves (Republicanos-DF), Izalci Lucas (PL-DF) e Jaime Bagattoli (PL-RO), os deputados federais Alberto Fraga (PL-DF), Bia Kicis (PL-DF) e Zé Trovão (PL-SC), e o ex-desembargador Sebastião Coelho (Novo-DF).
No local, Fraga afirmou que o projeto de anistia será votado pelo Congresso Nacional em 20 dias.
“A expectativa é que nós reunamos aqui dezenas de milhares de pessoas lutando pelo Brasil, pelo resgate da nossa nação. Nós não vamos admitir que o Brasil fique sob esse regime autoritário e ilegítimo que está posto”, diz o deputado distrital Thiago Manzoni (PL-DF), que está presente no ato.
“O povo brasileiro está dando mais um grito de liberdade. Nós manteremos isso e perserveraremos porque queremos justiça. Queremos que os presos políticos sejam soltos e que o Brasil seja um país livre”, acrescenta.
Fonte: Gazeta do Povo