Na noite de 24 de abril, por volta das 20h35, a Equipe Policial Militar do DPM Tibagi, durante patrulhamento pela Rua Almeida Taques, deparou-se com uma situação de potencial risco no trânsito. Um motociclista pilotava uma Honda CG 160 Fan sem os espelhos retrovisores e calçava chinelos soltos, do tipo de dedo, comprometendo sua segurança e a de outros usuários da via.
Diante das irregularidades observadas, a abordagem ocorreu no cruzamento da Rua Almeida Taques com a Rua Vitor Taques Bilé. Durante a revista pessoal ao condutor, foi encontrada uma porção de maconha (4,98 gramas) em seu bolso traseiro direito. O indivíduo alegou que a substância era para uso pessoal. Verificou-se também, através do sistema SESP Intranet, que o condutor não possuía habilitação.
Na inspeção da motocicleta, além das falhas já mencionadas, constatou-se a ausência de apoio de mãos para passageiro, proteção de correia de transmissão, filtro de ar e carenagens laterais e do tanque de combustível, além de um pneu traseiro desgastado.
Diante dessa situação, a Equipe encaminhou o condutor ao Destacamento, onde foram lavradas as devidas documentações de trânsito, realizadas as notificações cabíveis e elaborado o Termo Circunstanciado pelo crime de posse de drogas para consumo pessoal. Após os procedimentos administrativos, o condutor foi orientado e teve uma audiência marcada, sendo então liberado.