Dona Júlia, uma idosa de 124 anos, está prestes a ser homenageada com uma festa de aniversário em Tibagi, nos Campos Gerais, organizada pela Prefeitura local. Dona Júlia, cujo nome completo é Amantina dos Santos Duvirgem, nasceu no último ano do século 19 e já viveu em situação de rua antes de ser adotada aos 100 anos por Maria Ednir de Almeida. Atualmente, ela recebe o Benefício de Prestação Continuada (BPC), que garante um salário mínimo mensal a idosos com idade igual ou superior a 65 anos ou a pessoas com deficiência.
A certidão de nascimento de Dona Júlia foi emitida apenas quando ela já tinha 100 anos, necessária para a solicitação do benefício, sendo sua idade e origem confirmadas por declarações de quatro testemunhas, todas com mais de 70 anos. Embora sua idade não seja reconhecida oficialmente pelo Guinness World Records, a prefeitura acredita que ela seja a mulher mais idosa do mundo.
No ano passado, sua festa de 123 anos ganhou destaque internacional, sendo noticiada por veículos como o Daily Mail e The Sun. Ela tem 1,20 metro de altura e mantém uma dieta peculiar que inclui ovos cozidos e bolo de polvilho. A festa deste ano será restrita aos idosos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) de Caetano Mendes, distrito de Tibagi, e acontecerá no dia 27 de junho, cinco dias após seu aniversário.