Home / Tibagi / Giro de noticias mauricio chizini barreto*

Giro de noticias mauricio chizini barreto*

Opinião: (Parte 06): Vivenciar todas essas mudanças ocorridas nos últimos 20 anos, pode ser visto como um privilegio porém também exige uma dinâmica diferente visto que a tecnologia, vista como algo inovador e futurista passa a fazer parte do dia-a-dia. A robótica de antes fixada em ações para grandes empresas, principalmente a automobilística, hoje apresenta soluções para problemas e praticidades da vida diária. Casas inteligentes, carros autônomos e empresas onde a automação gerou centenas de desempregados visto que um equipamento substituiu vários operários. Também podemos citar como exemplos a tecnologia existente hoje no campo, com maquinas agrícolas cada vez maiores e mais eficientes. Visto que a tecnologia veio para ficar, até mesmo empresas tradicionais vem buscando seu espeço nestas novas formas de comercio e produção. Lojas virtuais que são braços de grandes empreendimentos físicos, com presença e marca forte ganham espaço neste mundo virtual que apesar de ser extremamente competitivo gera milhões de clientes em potencial. Até mesmos os pequenos negócios estão percebendo o potencial de consumo destas novas formas de comercio. Atividades mais locais como serviço de transporte de passageiros, entrega de produtos e consultas com especialistas estão cada vez mais presentes nos serviços de APP de celulares e softwares para computadores. Criar um APP para celular com um serviço ou mesmo um jogo de diversão ou treinamento quando caem nas graças do público alvo, torna um jovem sonhador em um empreendedor milionário ou até mesmo bilionário em um período de tempo extremamente curto. Antigamente tornar-se esportista, principalmente jogador de futebol, ou cantor eram vistos pelos jovens como única forma de crescer na vida mais rápido, porém como em tudo exige ter talento ou condições especificas para chegar lá. Já ser um programador de Aplicativo ou desenvolvedor de software precisa ter uma boa formação. Investir em artigos voltados a tecnologia exige um bom conhecimento pois aquilo que você considera moderno amanhã pode já ser obsoleto.

—————————————————

Carne vegetal e carne cultivada são alternativas para a carne animal, a multinacional BRF vem fazendo pesquisas para viabilizar esse tipo de carne. Além da BRF também existem esse tipo de alimento sendo comercializado em grandes redes de supermercados e festfood pelo Brasil e Mundo. Empresas como Buger King, em sua linha Rebel Whoopeer teem seus hamburguês fornecidos pela Marfrig. Além desta estão as empresas Beyond Meat e a Impossible Foods que possuem opções de substitutas de carne. No Brasil a Fazenda Futuro é responsável pela Futuro Buger, feita com proteína de soja e a Linguiça Futuro feita a base de algas marinha e ingredientes naturais. Também vem investindo neste tipo de produto a Sadia, Seara, Mr. Veggy e Goshen. A dieta plant-based é pouco conhecida no Brasil e consiste em consumo de verduras, ricas em fibras, antioxidantes e mais conscientes em relação ao mundo.

———————————–

Famílias vem deixando as cidades e buscando o campo, como forma de melhorar renda e qualidade de vida. Com a evolução tecnológica hoje o trabalho na zona rural não é mais sinônimo de trabalho com baixa rende a exaustivo fisicamente. Jovens vem buscando nas novas profissões rurais alternativas para o desemprego nas cidades. A profissionalização do setor com a implantação da automação, a agricultora de precisão, agricultura digital, etc. Com o desenvolvimento da vida no campo e o frenesi da vida da cidade, muitas pessoas vem buscando na vida do campo uma melhor qualidade de vida, a tranquilidade aliada a presença da tecnologia vem chamando a atenção de quem quer para sua família uma vida com meus agitação e com mais segurança. Portanto, aquela realidade de êxodo rural próprias das décadas de 70 e 80, hoje vem presenciando o revés desta realidade, visto que a busca por uma vida melhor na cidade, focada na busca por uma renda melhor, hoje deixou de ser visto como um objetivo, sendo substituído pela renda e qualidade de vida do campo, que nos tempos atuais possui quase tudo o que a cidade tem para oferecer.

———————-———————–

A 46 anos, a paisagem rural paranaense mudou radicalmente, com isso a economia do estado foi alterada. A geada (branca e negra) de 17 e 18 de julho de 1975, afetou drasticamente 1 milhão de pés de café, a principal atividade econômica do estado na época. O Paraná que chegou a colher mais de 20 milhões de saca de café passou a praticamente zero no ano seguinte. Mais de 300 mil hectares tiveram que ser erradicados. Nasceu ai o alicerce da moderna, diferente e competente do Paraná. E o estado passou a ser polo da agricultora Brasileira com a produção de grãos, raízes, tubérculos, fibras, frutas, legumes, verduras, flores, madeira, etc.

————————————————-

Começou mais uma edição dos jogos Olímpicos, que tem nesta edição a cidade de Tóquio, no Japão. O Estado do Paraná deverá estar com o maior número de atletas de sua história, mostrando a tendência do estado com relação a pratica esportiva profissional no estado. O Japão como um país de grandes tradições e respeito a sua história, preserva suas origem apesar de ser um dos países mais tecnológicos do planeta. Sendo assim, vamos enfatizar os valores e os costumes deste país asiático. Sendo um país monárquico e parlamentarista, tem o imperador Naruhito, como seu chefe maior. No Japão a família imperial é considerada descentes da Deusa Sol, o símbolo do Japão. O xintoísmo é a religião tradicional do país. Ukiyo-e é um tipo de xilogravura feito em madeira muito colorida e rebuscada. Kabuki é um tipo de teatro popular em que a atuação é marcadamente gestual e do qual só participam homens. Gueixas ao pé da letra significa filha da arte, são mulheres treinadas em artes clássicas japonesas. Dorama é uma novela japonesa, hoje o gênero está mais associado a Correia do Sul. J-pop Música popular japonesa. Mangá é o desenho em quadrinhos japonês.

———————————————-

A equipe Olímpica do Brasil, que conquistou 19 medalhas em 2016 nas Olimpíadas do Rio de Janeiro. São modalidades que o Brasil tem chances de medalha o skate, o surf, vôlei, box, ginastica artística, natação, vela, etc. São atletas brasileiros que chegam favoritos em Tóquio Gabriel Medina, Itálo Ferreira, Pamela Rosa, Rayssa Leal, Leticia Bufoni, Luiz Francisco, Pedro Barros, Tatiana Weston-Webb, Agatha e Duda, Volei Masculino, Volei Feminino, Alison e Alvaro Filho, Futebol Masculino, Bruno Fratus, Beatriz Ferreira, Martine e kahena, Isaquias Queiroz, Ana Marcela Cunha, Mayara Aguiar, Rafael Silva, Alison dos Santos, Arthur Zanetti, Arthur Nory, Rebeca Andrade, e ainda no Revezamento 4 x 100 masculino, arremesso de peso com o atleta Darlan Romani, vôlei de praia com a dupla Ana Patrícia e Rebecca no  feminino e Bruno Schmidt e Evandro no Masculino. Tiago Braz no Salto do Vara. A Seleção Feminina de Futebol capitaneada por Marta, Formiga e companhia. Outras modalidades que o Brasil teria chances de medalha são ciclismo, judô, hipismo, tae-kwon-do, esgrima e vela. Esperamos também a participação da equipe de canoagem, onde a equipe conta com atletas de nossa terra.

———————————————————

Com a volta da chuva em Tibagi prevista para o dia 27 de julho, a temperatura cair novamente a partir do dia   28, tendo previsões de que os dias 29 e 30 fique a mínima em zero grau, podendo novamente ocorrer geadas. Com dias de geadas fortes, ocorreram prejuízos para os olericultores e agricultores familiares, um importante indicativo de alta do preço de verduras, frutas e legumes; para os próximos dias.  

———————————————————–

*Mauricio Chizini Barreto é natural de Ponta Grossa, Pós Graduado em Educação Especial, Bacharel em Ciências Contábeis, Técnico em Gestão Pública e Técnico em Transações Imobiliária. Faz parte do Catálogo Brasileiro de Autores Literários Brasileiro. Possui participação em trabalhos culturais diversos entre eles publicações coletivas de contos e poesias, direção de documentário e peças de teatro, participações em peças de teatro, concursos de fotografia e vídeo documentário, etc. Foi colunistas dos jornais Pagina Um da cidade de Castro e Folha da Cidade da cidade de Telêmaco Borba.

 

Deixe seu comentário