Procurar

Consulta pública para concessão do parque do guartelá, em tibagi, termina na próxima segunda

Consulta pública para concessão do Parque do Guartelá, em Tibagi, termina na próxima segunda

Ainda há tempo para enviar sugestões. Modelagem é semelhante à concessão do Parque Vila Velha, em que o Estado concede à iniciativa privada, por tempo determinado, a exploração comercial de atrativos em Unidades de Conservação (UC).

A fase de consulta pública do processo de Concessão do Parque Estadual do Guartelá, localizado no município de Tibagi, nos Campos Gerais, termina na próxima segunda-feira (28). Os interessados podem enviar sugestões a respeito da concessão por meio deste LINK. (http://www.parcerias.pr.gov.br/Pagina/Consulta-Publica-Parque-Estadual-do-Guartela).

A concessão do Parque Estadual do Guartelá está na segunda licitação e teve modificações nas diretrizes do projeto, como nova modelagem de investimento, alterações referentes à outorga e a publicação de um novo edital de licitação.

As mudanças foram baseadas em modelos adotados em projetos de nível nacional, visando o sucesso dos longos contratos de concessão e flexibilização de investimentos obrigatórios no período inicial.

Equipes técnicas da Superintendência e do Instituto Água e Terra (poder concedente), reavaliaram vários pontos para tornar o projeto mais atraente aos possíveis interessados.

Durante o ano passado, foram realizados dois road shows e uma audiência pública para apresentar as propostas e minuta do edital, além de ouvir investidores e a população sobre os benefícios da concessão na Unidade de Conservação (UC).

Sobre o parque

O Parque Estadual do Guartelá foi criado por decreto, em 1996, como área de proteção integral, com rico patrimônio natural e arqueológico da região do Cânion do Rio Iapó. Abriga cachoeiras, fontes, nascentes e espécies de fauna e flora nativas, como lobo-guará, jaguatirica, veado, gavião-pombo e a capivara.

Há, ainda, atrações como a cachoeira da Ponte de Pedra, com aproximadamente 180 metros de altura, e o Córrego Pedregulho, que forma cascatas e “banheiras” naturais. O local permite caminhada por trilhas, contemplação da paisagem e visita a sítios pré-históricos.

Texto: Agência Estadual de Notícias
Fotos: Divulgação

Deixe seu comentário

Editorias

Envie sugestões de

noticias pelo

WHATSAPP

do portal.

42 998454182