Home / Região / Abastecimento ainda está prejudicado em alguns distritos na região central do Estado

Abastecimento ainda está prejudicado em alguns distritos na região central do Estado


A Sanepar informa que, após os temporais, vendavais e ocorrências de queda de energia de domingo (21) e segunda-feira (22), alguns sistemas de abastecimento ainda estão com a produção e a distribuição de água comprometidas. Permanece sem energia e ainda com abastecimento prejudicado o município de Santa Maria do Oeste, onde o temporal também deixou estragos em centenas de casas. A Sanepar está instalando gerador emergencialmente para que o sistema volte a operar o quanto antes. A companhia de energia está trabalhando neste momento para reestabelecer o fornecimento.

Em Laranjeiras do Sul e em Pitanga, os sistemas estão operando normalmente. O município de Ortigueira está em recuperação e ainda pode ocorrer oscilação de pressão nas redes ao longo desta terça-feira (23). O distrito Abapã, em Castro, ainda enfrenta dificuldade com o fornecimento de energia. Caetano Mendes, distrito de Tibagi, terá energia fornecida por gerador que a Sanepar está providenciando. Palmeirinha, distrito de Guarapuava, teve o fornecimento de energia reestabelecido no fim da manhã e está sendo atendido com caminhão-pipa. O distrito Faxinal da Boa Vista (em Turvo) ainda está sem fornecimento de energia e com o abastecimento de água comprometido. As equipes da Sanepar trabalham ininterruptamente para que o abastecimento retorne o mais breve possível logo que a energia seja reestabelecida.

A Sanepar reforça que a normalização total do abastecimento de água é mais demorada do que o retorno da energia elétrica, pois a velocidade da luz não se aplica à da água. No período de um segundo, enquanto a luz percorre 300 mil quilômetros, dentro da tubulação a água avança um metro.

ATENÇÃO: em situações como esta, é essencial fazer o uso econômico da água. Priorize a água tratada para alimentação e higiene. Não desperdice. Adie serviços que não sejam essenciais. Conforme recomendação da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), a Sanepar sugere que cada imóvel tenha uma caixa-d’água de pelo menos 500 litros.

O Serviço de Atendimento ao Cliente Sanepar é feito pelo telefone 0800 200 0115, que funciona 24 horas, pelo e-mail atendimentoaocliente@sanepar.com.br ou pelo WhatsApp (41) 99544-0115. Sempre tenha em mão sua conta de água ou número de matrícula.

Para esta e outras informações utilize o aplicativo para celular Sanepar Mobile ou acesse o site da Sanepar: www.sanepar.com.br

Deixe seu comentário