Procurar

Giro de noticias mauricio chizini barreto*

Opinião: (Parte 03) E assim podemos perceber que o mundo atual passou nos últimos vinte anos por grandes mudanças em especial no mundo do trabalho. Por sinal começamos pela terminologia, que até então usava-se mercado de trabalho, porém hoje entende-se que mercado passaria a sensação de mercadoria, e que ao tratar-se pessoas não podemos considerar como mercadoria. Portanto o mundo do trabalho vem passando por muitas mudanças e assim quem precisa ocupar uma vaga de emprego precisa buscar atender o que o empregador vem exigindo do ponto de vista do perfil profissional. Assim percebe-se que a exigência de escolaridade, como diferencial, hoje já ficou como obrigação para quem quiser ingressar do mundo do trabalho. Outro detalhe importante seria atendar para o que chama-se hoje de Analfabeto Funcional, visto       que a escolaridade hoje não mais consegue oferecer as características necessárias para identificar o perfil profissional exigido. Com a banalização dos índices de alfabetização e a tentativa governamental de demonstrar que esse problema estaria solucionado oferecendo formas de alfabetização inadequadas exigiu do mundo do trabalho novas formas de avaliação do real conhecimento adquirido pelas pessoas. E assim surgiu o termo analfabeto funcional para medir e identificar pessoas que apenas de terem um progresso educacional não detém de forma correta a informação e nem tão pouco conseguem entender claramente o que lhe é ofertado de informações pois possui dificuldade de interpretação.  

———————————————

No último sábado, dia 03 de julho, comemorou-se o dia internacional do Cooperativismo. Desde 1923 o dia é celebrado no primeiro sábado do mês de julho. É ideia da comemoração é promover e conscientizar a ideia do movimento cooperativista que tem a solidariedade, eficiência econômica e igualdade. Neste modelo de negócio é focado na pessoa e baseado na responsabilidade social, permitindo a redução da desigualdade social.

———————————————

A Resolução Conjunta SEDEST/PARANATURISMO no. 18, de 25 de junho de 2021, estabelece o reconhecimento das instancias de governança Regionais de Turismo do Paraná. Fazendo parte 14 governanças entre elas a ADETUR – que representa a região dos Campos Gerais.

——————————————–

No dia 11 de julho, acontecerá uma Feijoada da Igreja São Bento, no Distrito de Alto do Amparo. Quem quiser adquirir a Feijoada será possível a retirada no local, visto as restrições estabelecidas com relação ao COVID.

————————————————–

Ponta Grossa terá um representante na Seleção Brasileira de Futebol Olímpico, trata-se do zagueiro Bruno Fuchs que foi convocado pela CBF – Confederação Brasileira de Futebol.

————————————————–

No último domingo, dia 04 de julho, foram ordenados diácono os tibagianos Evaldo Lopes, João Betim e Rosnei Dobzinski. Com a presença do Bispo Diocesano Dom Sergio Arthur Braschi, a cerimônia foi realizada na Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Remédios de Tibagi. Devido a restrições do COVID, a cerimônia foi assistida por familiares e convidados, sendo que a população pode acompanhar apenas pelas redes sociais da Paróquia.

—————————————————

Foi aprovado o Projeto de Lei Federal que trata das medidas emergenciais de amparo para atender aos agricultores familiares. Com isso os pequenos agricultores poderão acessar um auxílio a ser definido futuramente pelo governo federal.

———————————————-

O jovem paratleta Eric Tobera, de 28 anos, natural de Telêmaco Borba, será um dos representantes do Brasil na modalidade de natação nas Paraolimpíadas de Tóquio em 2021.

——————————————–

A cidade de Ponta Grossa, ira sediar os testes nacionais com o ônibus elétrico. Tudo faz parte de uma parceria entre as empresas Expresso Princesa dos Campos e a montadora de veículos Marcopolo e a empresa BYD responsável pela fabricação das baterias de fosfato de ferro lítio e de veículos 100% elétricos. O trecho escolhido será de Ponta Grossa a Curitiba, sendo que o período de teste será de 90 dias.

————————————————-

Ponta Grossa, que a vários anos vem se consolidando como principal polo de desenvolvimento da região, sendo também destaque no estado vem anunciando diversos empreendimentos a serem realizados. Entre eles a Loja Daju que investira 10 milhões de reais e tem projeção de geração de 100 empregos diretos. Também vem sendo destaque a instalação de uma Maltaria, com investimento de 3 bilhões de reais viabilizada pela união de seis cooperativas. Outro investimento que vem sendo especulado será a instalação da japonesa Nissin, que produz macarrão instantâneo, com investimento de mais de um bilhão de reais, porém ainda sem confirmação definitiva.

———————————————————–

A partir desta segunda dia 05 de julho, a ADETUR – Agencia de Desenvolvimento do Turismo, iniciará o Cadastro de Empreendimentos Turísticos dos Campos Gerais. Maiores informações poderão ser obtidas junto a ADETUR ou as Secretarias Municipais de Turismo.

———————————————————

A Universidade Estadual de Maringá – UEM, através do seu campus avançado localizado na cidade de Diamante do Norte, renovou o convenio de pesquisa da mandioca com a EMBRAPA – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, onde vem desenvolvendo uma variedade de mandioca, a BRS429, a qual tem a poupa amarela com teor elevado de nutrientes além de serem apropriada para o uso culinário. Esse conveio via desenvolver variedades para atender produtores da agricultura familiar.

Deixe seu comentário

Editorias

Envie sugestões de

noticias pelo

WHATSAPP

do portal.

42 998454182