O Dia da Conscientização sobre o Autismo é lembrado em todo o mundo hoje. Em Tibagi, Secretaria de Saúde e a Apae realizam uma panfletagem neste, às 9h00, em frente à banco itau , para falar sobre a, conscientizar e panfletagem desse dia tão importante.
A data mundial de conscientização foi estabelecida em 2007 pela Organização das Nações Unidas e tem por objetivo difundir informações para a população sobre o autismo e assim reduzir a discriminação e o preconceito que cercam as pessoas afetadas pelo distúrbio.
A doença, que é uma condição neurológica permanente, atinge cerca de 1% da população mundial, segundo a Organização Mundial da Saúde.
Se for levado em consideração o percentual de 1% aceito pela OMS, o número de casos de autismo no Brasil deve estar em torno de 2 milhões. No mundo, o número é estimado em 70 milhões de autistas.
No Brasil, são mais de duas mil APAES que oferecem atendimentos clínicos e pedagógicos para pessoas com Transtorno do Espectro Autista.
Conversamos com a mãe Regiane da Silva ribeiro que nos falou sobre que iniciou um grupo chamado mães autistas Tibagi, onde busca a conscientização apoio a mães de autistas. Eles querem cada vez mais informar sobre o autismo, trabalho com as famílias, nas escolas juntamente com a escola APAE onde seu filho estuda, ela comentou que já tem um começo para iniciar esse trabalho.
Viviane Novakoski comentou que o trabalho feito junto aos autistas onde é trabalhado de maneira individual pois cada aluno tem uma maneira de agir, então tem que se trabalhar com olhar grande na diferença de cada um, pois existem autistas com transtorno leve outros moderados e outros severos ai deve-se ter um trabalho de trabalho a longo prazo e ter esse olhar para que eles possam ser inseridos de maneira correta, o olhar deve vir da família das escolas e da sociedade que tem que compreender e compreender o autismo
Natasha falou dessa conscientização do autismo e essa bliz é para mostrar falar, e pois é um assunto que precisa ser desmitificado e levado a toda população, precisa ser debatido, e com essa blitz é feita para contribuir na divulgação de um assunto muito importante para todos.
Marcia Silveira da APAE de Tibagi comentou que a escola esta inteiramente disponível para que se possam tirar duvidas para que os pais possam conhecer mais sobre o assunto e para ajudar familiares que tenham autismo. Tendo todo apoio dos profissionais da escola.